Mariana: Samarco terá de dar moradia e renda mensal para desabrigados, diz MP

, , Sem Comentários
Empresa tem prazo de cinco dias para elaborar cronograma de cumprimento das exigências


 Moradores voltam a Bento Rodrigues para buscar pertences - Foto: Agencia Brasil 
De acordo com o repórter Álvaro Fraga, do jornal Estado de Minas, “o promotor de Justiça Guilherme de Sá Meneghim, da 2ª Promotoria de Justiça de Mariana, determinou uma série de exigências que a mineradora Samarco terá de cumprir para garantir o bem-estar dos 601 desabrigados de Mariana. Se a empresa não acatar a determinação, o MP irá recorrer à Justiça”.


Para o MP, a Samarco terá de garantir o direito à moradia dos desabrigados, elaborando um cronograma para que as vítimas do rompimento das barragens sejam retiradas dos hotéis e pousadas e levadas para casas e apartamentos.


A promotoria também estabelece que a Samarco terá de pagar uma renda básica mensal para cada núcleo familiar dos desabrigados, para atender as necessidades imediatas dessas pessoas, “de caráter provisório e sem prejuízo do reassentamento e indenizações definitivas”.


A mineradora também deverá apresentar um plano de reparação às vítimas, “identificando a vontade de cada grupo familiar, estabelecendo prazos e procedimentos para concretização desses direitos”.
O Ministério Público dá prazo de cinco dias para que a Samarco informe todas as providências adotadas em cumprimento da determinação da promotoria, que cobra também a relação completa de todos os desabrigados na tragédia de Bento Rodrigues.

Fonte: Minuto Mais

0 comentários:

Postar um comentário