Atingidos por Barragens marca ato na próxima terça-feira, 17, em Itaocara

, , Sem Comentários
 
Rio Paraíba do Sul será prejudicado com a construção da UHE Itaocara I, alerta ambientalistas - Foto: Arquivo/Seylor Ornellas/F.Itaocarense


O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), junto com moradores que serão diretamente afetados pela construção da UHE Itaocara, principalmente os que residem em Porto Marinho, decidiram em reunião realizada ontem, 09, ir às ruas protestar contra a construção da UHE Itaocara , prevista para começar no final do primeiro trimestre do próximo ano.

 O protesto está marcado para às 14h da próxima terça-feira, dia 17, com concentração em frente à Prefeitura Municipal de Itaocara. Várias reuniões foram feitas nas localidades atingidas com o MAB e os moradores.

 "Tenho uma propriedade lá [Porto Marinho], não queria perdê-la, sou contra a barragem. Não acredito que a barragem deixará de ser construída, mas que pelo menos tratem com respeito a população que será atingida"- contou um cidadão que terá a identidade preservada.

 Os proprietários de terrenos que serão inundados pela represa alegam que o Consórcio UHE Itaocara quer pagar apenas cerca da metade do valor real dos imóveis. O recadastramento socioeconômico está sendo realizado pelas equipes do Programa de Acompanhamento da População Atingida e os técnicos da empresa Avalicon são responsáveis pelo levantamento das propriedades. Muitos moradores de Porto Marinho também se recusam a deixar suas casas, onde sempre viveram.

 Por Seylor Ornellas/Folha Itaocarense

0 comentários:

Postar um comentário