Caiu a casa para a Mega Sena! Será?

, , Sem Comentários



Denúncia afirma que a Polícia Federal estaria investigando uma série de fraudes feitas nos sorteios da Mega Sena! Será verdade?

É bem provável que você já tenha recebido um texto com esse título por e-mail ou já tenha visto isso em algum blog! Ele é uma série de denúncias a respeito de manipulação nos resultados da Mega Sena, que foi muito compartilhado na penúltima semana de novembro de 2015, quando a Mega Sena prometeu pagar cerca de 200 milhões de reais aos sortudos que acertarem as 6 dezenas do concurso 1764!
O texto que se espalhou pela web afirma que a Policia Federal teria descoberto que a Caixa Econômica Federal estaria colocando bolinhas de diferentes pesos para os sorteio, fazendo com que o resultado seja pré-estabelecido.

Além disso, a denúncia também diz que nenhuma emissora de TV ou de rádio se pronunciou sobre o caso, por proibição do governo, que estaria por trás dessa falcatrua toda!
O texto é assinado por um advogado paulista, que teria descoberto todo o esquema e colocado a boca no trombone.
Será que isso é verdadeiro ou falso?
Texto afirma que a Mega Sena estaria sob investigação! Será verdade? (foto: Reprodução/YouTube)
Texto afirma que a Mega Sena estaria sob investigação! Será verdade? (foto: Reprodução/YouTube)
Apesar de aparecer nas redes sociais em 2015, esse é um dos boatos mais antigos da internet. Encontramos cópias dessa mesma denúncia em postagens de 2005, mas é bem provável que tenha surgido bem antes disso, já que esse jogo de apostas foi lançado em 1996!
Antes do lançamento da Mega Sena, esse tipo de boato girava em torno de outros jogos como a Quina e a Loteria Federal, por exemplo!
Quanto à acusação de que as bolinhas usadas nos sorteios possuem pesos diferentes, isso já foi desmentido pela Caixa Econômica Federal:

 As bolas utilizadas nos sorteios são de borracha maciça, numeradas e coloridas para facilitar a identificação, possuem o mesmo peso e diâmetro e são aferidas periodicamente pelo INMETRO. Tanto as bolas quanto os equipamentos[…] são de fabricação da empresa francesa Ryo Catteau, fornecedora de outras grandes loterias no mundo.

  Além disso, as bolinhas são pesadas na presença do público e possuem auditoria externa, o que dificulta muito as fraudes nesse sentido.
Não podemos descartar a possibilidade da existência de outro tipo de fraude, como a lavagem de dinheiro – onde alguém que tenha bastante dinheiro (vindo de um procedência ilegal) compra o bilhete premiado de um ex-pobre-coitado, tornando o dinheiro “limpo”.
Esse esquema fraudulento de lavagem de dinheiro foi utilizado até por alguns políticos brasileiros, como o baiano João Alves (falecido em 2004), que teria “ganhado” mais de 200 vezes na loteria!  
Uma maneira de se evitar isso seria o cadastro dos dados do jogador no momento da aposta juntamente com o comprovante do jogo, mas o Governo parece não ter interesse em resolver isso agora…
Ah! Em algumas versões desse boato que se espalha por aí o texto é assinado por um advogado paulista que já afirmou em entrevista ao site BrasilWiki, em 2008, que não é o autor desse texto! Com certeza, alguém usou o nome dele pra conseguir mais credibilidade com o falso alerta!

Farsa ressuscitada

O boato eletrônico ganhou força em 2012, quando uma publicação no Orkut teria denunciado que o ganhador da mega sena da virada daquele ano seria um morador de Aparecida de Goiânia e, de fato, um dos ganhadores foi mesmo dessa cidade de Goiás!
Dias depois, o autor da postagem explicou que ele tinha feito apenas um chute por brincadeira e acabou acertando!

Ganhador do concurso 1764

O sorteio do concurso 1764 da Mega Sena ocorreu no dia 25 de novembro de 2015 e quem acertou as dezenas 06, 07, 29, 39, 41 e 55 foi um apostador de Brasília – DF. Ele vai receber cerca de 205 milhões de reais!

Conclusão

Resumindo essa história, trata-se de mais um dos muitos boatos que circulam pela web e não há nenhuma fraude comprovada até agora a respeito dos sorteios da Mega Sena com base no peso das bolinhas! A probabilidade de se ganhar na Mega Sena é de uma em 50 milhões, de acordo com dados fornecidos pela Caixa Econômica Federal! 

Fonte: R7 E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!
  

0 comentários:

Postar um comentário