, , Sem Comentários
Produtores rurais já começam a ter dificuldades nas lavouras com perda total da produção.

Seca que atinge a Região Noroeste já causa problemas em algumas cidades onde a situação já é alarmante com os rios com níveis muito abaixo do normal. Aperibé a situação é grave e produtores rurais começam a ter perdas nas lavouras.
Em algumas propriedades a produção de leguminosas como o quiabo teve perda total e os produtores já começam a contabilizar os prejuízos já calculados em torno de 50 mil reais. O Produtor rural João Wagner Mello Duarte responsável pela lavoura ressalta a perda total da lavoura de quiabo que tem uma produção semanal de 100 caixas e o prejuízo é em torno de 30 mil reais.
- Com a lavoura plantada em abril a colheita que estava prevista para novembro totalmente perdida agora penso em parar de trabalhar com a produção de quiabo, já que a perda tive um prejuízo muito grande. Vai ser uma  grande perda já que a cidade é conhecida no Estado do Rio como grande produtora de legumes. – relata João Wagner.
O produtor ressalta que desde o falecimento do pai Charles Rogério Andrade em maio assumiu com o irmão Thales  e o avô Batista Sardinha  a lavoura, mesmo diante das dificuldades, mas com a atual situação esta resolvendo abandonar a atividade, pelos prejuízos com a atual situação.
- É lamentável ter de abandonar a atividade, já que meu pai nos criou nos ensinando a valorizar a nossa terra e manter a atividade agrícola. Mas infelizmente a situação que estamos vivendo não tem como continuar na atividade. – disse o jovem.


Outros produtores rurais  também podem deixar de produzir o que gera uma perda para a cidade, já que em Aperibé a produção agrícola emprega uma média de 2 mil pessoas em uma média de 200 lavouras. João Wagner relata que com muitos deixando de produzir o numero de pessoas desempregadas já preocupa os moradores.
- Hoje em Aperibé as lavouras oferecem um numero expressivo de empregos e vai causar um problema social de sérias e graves conseqüências. Agora só resta esperar em Deus para mandar a chuva e assim diminuir os problemas que hoje enfrentamos.

Texto: de Ricardo Gomes


 foto: Adilson Psiu
  foto: Adilson Psiu

 foto: Adilson Psiu

0 comentários:

Postar um comentário