POLICIAIS MILITARES DO 36º BPM REALIZAM OPERAÇÃO REI MOMO NAS CIDADES DE PÁDUA E APERIBÉ

Nesta  manhã (30/01/15), uma grande operação batizada por “Rei Momo” foi desencadeada pela Polícia Militar nos municípios de Pádua e Aperibé.   Policiais Militares do 36º BPM se distribuíram por vários pontos dos dois municípios para cumprirem  Mandados de Busca e Apreensão nos dois  municípios. Ao todo, foram 21 mandados.

Em Aperibé,  01 homem e duas mulheres foram presos e encaminhados para a Casa de Custódia. Viviane de Souza Ruiz e Priscila da Conceição Silva Hipólito, ambas moradoras do Bairro Ponte Seca :  Na residência de Viviane, onde também estava Priscila,  foram encontrados  04 rádios transmissores e uma sacola com 19 pinos de cocaína. Ambas foram autuadas com fulcro no artigo 33 da lei 11.343/06. Já na residência de Diego Silva Muniz, também morador do Bairro Ponte Seca,  foi apreendido 01 revólver calibre 38 com 06 munições intactas. Ele foi autuado no artigo 16- par. Único, inciso IV do Estatuto do Desarmamento.

Já na cidade de Pádua, em Buscas pelo  Morro do Bairro Cidade Nova, os Policiais encontraram enterrados no meio da mata 30 pinos de material aparentando cocaína, 05 tabletes  de material aparentando maconha, 01 rádio transmissor e  02 carregadores.  Os materiais serão periciados posteriormente.  As ocorrências foram encaminhadas `a 136ª DP de Pádua.




 fonte: Policia Militar
Na manhã desta sexta-feira (30/1) a Polícia Militar realizou  uma operação na Cidade Nova em Pádua e nas casinhas em Aperibé interior do RJ. Na ocasião, pelo menos dez pessoas suspeitas de tráfico e associação para o tráfico de drogas foram presas. Drogas foram apreendidas. A Operação teve o objetivo de desarticular a principal quadrilha da região, envolvida em tráfico de drogas e homicídios.
 fonte:jornal sem Limites
 Mulher é detida com droga em Miracema

Nesta quinta-feira (29/01/14), Policiais militares  do Patrulhamento Tático Motorizado da 3ª Companhia de Miracema efetuavam patrulhamento pela Rua Vander Gama, no Bairro Nossa Senhora de Fátima quando realizaram abordagem a uma mulher em atitude suspeita. Os Policiais desconfiaram de um volume embaixo da blusa da suspeita e pediram para  que a mesma o retirasse. De imediato ela atendeu a solicitação, onde puderam confirmar que se tratava de 2 pedras de crack. A ocorrência foi encaminhada à 137ª DP onde a mulher foi autuada no artigo  28 da Lei 11.343/06.


Polícias Civil e Militar realizam operação em Bom Jesus do Itabapoana

 

 

Uma megaoperação foi realizada na manhã desta quinta-feira para cumprir cinco mandados de prisão contra pessoas que vinham praticando vários crimes no município de Bom Jesus do Itabapoana, entre eles, tentativa de latrocínio, agressões, roubos, furtos e tráfico de drogas.
Segundo informações da polícia, foram feitas buscas em 16 endereços diferentes. Logo nas primeiras horas de operação, os policiais encontraram e apreenderam Renan Santos da Conceição, de 24 anos, Jovane Pereira de Oliveira, de 19 anos, Leandro Raimundo da Silva, de 23 anos, e Vitor de Souza Oliveira Ramos, de 27 anos.
Já no distrito de Mutum de Baixo, que fica cerca de 20 km do município, os policiais abordaram um táxi na Estrada de Poço Dantas, que estava dando fuga a mais um procurado. No veículo os policiais encontraram Rodrigo Barbosa de Andrade, de 21 anos.
Além dos mandados de prisão, os policiais aprenderam seis estojos deflagrados de munição calibre 32, uma munição de calibre 32 intacta, um pen drive, um estojo deflagrado de fuzil calibre 556, um canivete, uma pedra de crack, vários sacolés plásticos de drogas usados e uma réplica de pistola.
 Fotos: Polícia Militar
12j
 A operação foi realizada em conjunto entre homens da 2º Companhia de Polícia Militar do 29º BPM e homens da 144ª Delegacia Legal, comandados pelo delegado Dr. Avelino. Em entrevista o Major Oliveira disse que ações integradas como essa, continuarão sendo planejadas em Bom Jesus e outros municípios, com o objetivo de retirar marginais que vem cometendo crimes no Noroeste Fluminense.
 4WhatsApp SFn
 Programação para o carnaval em Aperibé 2015, você não pode fica fora dessa





 Foi divulgada a programação oficial para o Carnaval 2015 em Aperibé Além dos desfiles das Escolas de Samba, também estão programados desfiles e blocos e várias outras atrações
Venha participa desta Festa.
Tradição Popular dois 2014
 Tradição Popular dois 2014
 Tradição Popular dois 2014

 Tradição Popular dois 2015
 Tradição Popular dois 2015




 Sábado-14/02/15

   .Bloco concentrassom-21:30
   .Bloco dos Manguaças-22:00
   .Escola de Samba Unidos da Palmeira-23:00
   .Bloco das Piranha-00:00
   .Show com a Banda Domínio Público

Domingo-15/02/15

   .Bloco do Pimpolho-21:00
   .Bloco do Botafogo-22:00
   .Bloco do Brasilzinho-23:00
   .Show com a Banda Domínio Público 
   .Show com a Banda Massa

Segunda- Feira-16/02/15

    .Bloco do Morro  do Hospital-22:00 
    .Escola de Samba Tradição Popular-23:00
    .Bloco das Piranha00:00
    .Show com a Banda Domínio Público

Terça-feira-17/02/15

    .Bloco Unidos por um Bom Papo Furado-21:00
    .Bloco tá Geral no Wat Zap-22:00
    .Bloco do fluminense-23:00
    .Show com a Banda Domínio Público 
    .Show com a Dupla Júnior e Gustavo

Divulgação: Adilson Psiu  



CARNAVAL
Paróquia São Sebastião promove retiro de Carnaval

Retiro e será aberto no sábado e encerrado na quarta feira de Cinzas e será aberto a todas as idades. O retiro será realizado em dois sítios na zona rural da cidade, num ambiente agradável e propicio a meditação e a oração.

De 13 a 17 de fevereiro a Paróquia São Sebastião em Aperibé vai promover um retiro misto e destinado a todas as idades. Os interessados podem fazer as suas inscrições na Secretaria da Igreja que fica à Avenida São Sebastião, 83- Centro e maiores informações pelo telefone (22) 3864-1500, no horário de 8h às 12h e das 12h às 17h.
Já confirmados os pregadores serão: Diácono Cristiano (Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Italva), Reginaldo (Comunidade Trindade Santa- Itaperuna), Júnior Cremonez, Clédima Aguiar (Igreja Santa Terezinha- Porto das Barcas), e Carlos Ivan (Grupo de Oração Matter Domini- Aperibé). O retiro tem como tema Bethania: lugar de cura.
- O Retiro de carnaval da Paróquia de São Sebastião de Aperibe foi um impulso de Deus através da Jornada Mundial da Juventude, onde o Papa nos pede para sairmos em missão. O primeiro foi ano passado, esse ano será mais uma bênção para a nossa Paróquia. O retiro acontecerá no Sítio do Alfredo Telles e Wagner Cretton. Qualquer pessoa pode participar e as crianças somente acompanhadas da família ou uma pessoa responsável..  As fichas para todos os dias é 30,00. Quem quiser ir sem dormir no local paga 10,00 por dia, caso se alimente. É importantíssimo fazer a inscrição. Aproveite essa graça de Deus. - Destaca Jaqueline Supriano. 

 

PM é expulsa da corporação após omitir ser parente de dois chefões do tráfico


Fu e Claudinho são cunhados da policial expulsa 
lA Polícia Militar publicou, no boletim reservado do dia 23 de janeiro, a exclusão de seus quadros da soldado Fernanda Rodrigues de Barros, até então lotada no 18º BPM (Jacarepaguá). A policial é acusada pela corporação de ter omitido, ao ingressar na PM, a informação de que é parente de dois importantes traficantes de drogas do Rio de Janeiro. A soldado já havia entrado com uma ação na Justiça solicitando tutela antecipada — quando tenta-se prevenir o efeito de uma sentença condenatória — antes mesmo do término do Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), mas perdeu em primeira instância.
Fernanda foi aprovada no concurso para a PM em 2010 e, na etapa de pesquisa social, informou ter apenas três irmãs. Posteriormente, contudo, descobriu-se que, além delas, a policial tinha também três meia-irmãs: uma casada com Cláudio José de Souza Fontarigo, conhecido como Claudinho da Mineira; e outra esposa de Ricardo Chaves de Castro Lima, o Fu da Mineira. Os dois traficantes encontram-se foragidos e estão entre os principais nomes da maior facção criminosa do Rio. Há ainda um sobrinho da soldado com mandado de prisão expedido por roubo e uma sobrinha que, segundo o texto de conclusão do PAD, namora Luiz Fernando Nascimento Pereira, o Nando Bacalhau, integrante da mesma facção — ambos os sobrinhos são filhos de Ricardo e sua meia-irmã.

Nando Bacalhau (à esquerda) e um comparsa, quando de sua prisão em São Paulo Foto: Bruno Gonzalez
 
 No boletim, assinado pelo coronel Alberto Pinheiro Neto, comandante-geral da corporação, destaca-se que o advogado de Fernanda chegou a afirmar como estratégia de defesa que “cunhado não é parente”. De acordo com o documento, embora tenha alegado, num primeiro momento, que não via as duas irmãs e seus cônjuges há mais de dez anos, Fernanda acabou confrontada, ao longo do processo, com fotos recentes em que aparecia ao lado das parentes, tiradas no aniversário da neta de uma delas.
Cláudio e Ricardo são oriundos da mesma comunidade, a Mineira, no Catumbi, na região central do Rio, para onde chegaram a retornar logo após escaparem da prisão. Depois de um período cumprindo pena em um presídio federal, os dois obtiveram, no fim de 2011, a progressão para o regime semi-aberto. Em agosto de 2013, após receberem um benefício de visita à família, deixaram a cadeia para não mais voltar. Na ocasião, os criminosos chegaram a ser filmados com as respectivas esposas, irmãs da PM, circulando por um shopping de Porto Velho, capital de Rondônia.
Informações da polícia apontam que, atualmente, Ricardo estaria refugiado no Complexo do Chapadão, em Costa Barros, na Zona Norte. O conjunto de favelas já foi comandado por seu genro, Nando Bacalhau, preso em São Paulo um ano antes de o sogro escapar da prisão. Cláudio, por sua vez, passou ao menos uma temporada no Complexo do Lins, também na Zona Norte, onde há uma Unidade de Polícia Pacificadora desde dezembro de 2013. Os Disque-Denúncia oferece uma recompensa de R$ 5 mil pela recaptura de Fu ou Claudinho da Mineira.

Fu e Claudinho são cunhados da policial expulsa fonte extra
PM apreende drogas em Miracema

Policiais Militares da Terceira Companhia do 36° BPM, quando em patrulhamento nesta terça-feira (27), pela Rua Maria Tereza Sodré Linhares no bairro Vila Nova em Miracema, vieram a abordar três elementos que trafegavam por esta localidade. Durante a revista pessoal foram encontrados 03 (três ) sacolés de cocaína e 02 (duas) buchas de maconha. O fato foi apresentado na 137 DP, sendo os acusados autuados com base no art. 28 da lei 11.343/06.
 Motorista de caminhão é detido com droga em Miracema

Policiais Militares quando em patrulhamento na noite desta terça -feira (27) pela Avenida José de Carvalho em Miracema, vieram a abordar um caminhão Mercedes Benz,onde o elemento identificado como A.M.D.P. de 57 anos encontrava-se em atitude suspeita, sendo encontrado com o mesmo 1,3g de maconha conforme perícia no ICCE de Pádua. Fato apresentado na 137 Delegacia Policial à inspetora que autuou o acusado com base no Art. 28 da Lei 11.343/06.
 Policiais Militares recupera moto roubada em Funil, zona rural de Cambuci


Policiais Militares do 36° BPM, nesta  terça-feira (27) recuperaram um veículo motocicleta que havia sido roubada na noite do último domingo em Cambuci, foi encontrada no final da tarde desta terça na localidade de Funil, zona rural de Cambuci.
A moto foi encontrada abandadona por homens do “Setor Eco”, composto pelo Sargento Arinelson e Cabo A.Santana, lotados no Destacamento de Policiamento Ostensivo(DPO) de Aperibé.O proprietário da moto foi rendido quando chegava em casa na Rua Virgílio Franklin no bairro Guarani, próximo a Praça dos Trabalhadores.Além da motocicleta os bandidos também levaram um cordão foleado a ouro, o capacete e R$ 30,00 da vítima. A vítima disse que uns dos autores teria batido com um objeto que parecia ser uma arma em seu capacete, mas não soube confirmar se realmente era uma arma.

CLUBE DOS 40 APRESENTA NOITE TROPICAL DIA 13 DE FEVEREIRO / 2015



No dia 13 de fevereiro a parti das 22 horas um grande baile no Clube dos 40 em Aperibé
  Com Paulinho Badalaka, Ex Parangolé, Bateria CRES. Ururau da Lapa, e com animação do amigo DJ Andinho.
 Ingressos antecipado: secretaria  do clube, Classificação 18 anos.
  
Hoje é um dia especial para o jovem Lucas Biluzinho





Hoje é um dia especial para você, hoje você comemora mais um ano de vida, mais um ano de existência e de experiências. Hoje, as luzes do céu e as bênçãos do Senhor recaem sobre você. É dia de reafirmar a sua missão, a sua fé e o seu compromisso com a vida e com o bem 
Parabéns amigo..
Tentativa de  homicídio  em Aperibé.

Um homem foi baleado durante uma tentativa de homicídio no início da noite desta segunda-feira em Aperibé.
Segundo informações da polícia, F. F. M., de 35 anos, foi atingido por dois disparos de arma de fogo. O caso aconteceu na Rua Lídio Lima Pereira no centro do município.
A vítima foi socorrida e encaminhada para o Hospital Augustinho Blanc. A polícia já possui informações do autor dos disparos que não podem ser divulgados para não atrapalhar as investigações. Ainda segundo a Polícia, ambos possuem envolvimento com o tráfico de drogas.
DESMATAMENTO EM APERIBÉ: DESABAFO
Marcelo da Cunha Hungria
Pesquisador da História Regional
 
FOTO : ADILSON PSIU
 
   Estive recentemente conversando com uma pessoa da nossa comunidade, que por motivos éticos não revelarei o nome, mas que se trata de alguém graduado em alguma área do conhecimento e que me disse não acreditar que, atitudes simples como plantar árvores ou economizar água possa ajudar a resolver os problemas gerados pela longa estiagem em nossa região. Em primeiro lugar, esse cidadão contesta que toda a água que passa pelo rio, de certa forma é desperdiçada ao cair ao mar. Logo, se não a usarmos deliberadamente, vai se perder de qualquer maneira. Em relação ao plantio de árvores, afirma que não serão algumas a mais que contribuirão com alguma coisa, já que o problema do desmatamento e das queimadas abrange todo o Brasil, principalmente a Amazônia e  o mundo...
   É ou não é de ficar sem palavras!?  Se uma pessoa assim, que tem conhecimentos gerais porque teve a oportunidade de frequentar os bancos escolares, encerrando-se o processo com um curso superior e depois uma pós-graduação, o que podemos esperar então daquele humilde produtor rural que ainda pratica a coivara, que aplica defensivos agrícolas em suas plantações sem nenhuma proteção pessoal e que deposita os frascos vazios em qualquer despejos?  Não acredito que para vestir a camisa em defesa do meio ambiente a pessoa tenha que ter em mãos algum diploma de faculdade. Creio que o ativismo ambiental precisa passar pela sensibilidade de cada um, já que consciência quase todos têm, uma vez que os meios de comunicação em massa nunca deram tanta atenção aos danos causados pela ação destrutiva do homem contra a natureza como agora. Todos estão bem informados e conscientes do que tem acontecido. Sensibilidade para avançar, no sentido de amenizar os danos e aos poucos mudarmos nossos hábitos há tanto ignorados.
   O município de Aperibé apresenta dados assustadores. Há muito tem-se revelado como o mais desmatado e degradado do Estado do Rio de Janeiro, sem nenhum projeto permanente objetivando reverter a situação. E ainda é possível encontrar proprietários rurais insistindo em derrubar e queimar as últimas áreas de remanescentes de mata atlântica para dar espaço a mais algumas cabeças de gado. O mais irracional disso tudo é que as estiagens, a cada ano mais insistentes, transformarão toda essa área num semideserto impossível de se praticar a criação extensiva. De que adianta arrancar da terra tudo o que ela pode dar de uma vez só, sem se preocupar com o futuro?
   A irracionalidade e a bestialidade das pessoas nunca chegaram a um patamar tão desenvolvido. A mesma pouca água dos rios que abastece as casas,  diariamente recebe poluentes provenientes dos esgotos domésticos, lixos domésticos e outros. Esperamos muito das autoridades, sem nos darmos conta do papel da sociedade civil. Se observarmos os córregos que cortam a cidade, encontraremos todo o tipo de expurgos, incluindo móveis e eletrodomésticos, objetos que em caso de chuvas fortes, obstruem a passagem da água causando inundações.
   Durante a última estiagem de inverno, a pequena reserva florestal do produtor rural Luis Bragança, que vem buscando, ao longo de sua vida, produzir em harmonia com o meio ambiente, foi quase que totalmente destruída por um incêndio criminoso. E não foi a primeira vez que, deliberadamente a irracionalidade dessas pessoas praticaram esse ato. Ao longo dos últimos vinte anos, essa mesma área  foi incendiada covardemente diversas vezes. Em algumas ocasiões, boa parte foi replantada pelo proprietário e também por alunos meus em projetos que tinham como foco principal o alerta para essas questões.
   Depois da última queimada, quase nada restou, senão pedras e terra cedendo e aterrando a estrada Aperibé-Funil.
   Participei de muitos encontros sobre a questão ambiental. Foram traçados planejamentos estratégicos de curto e longo prazo. Nada ou quase nada foi concretizado. Ainda hoje muito estardalhaço, entrevistas e nenhuma ação objetiva. As escolas criam projetos, envolvem os alunos, tiram muitas fotos para o mural, mas não colocam em prática ações simples como economizar energia elétrica, água e papel. Estamos esperando mais sinais da natureza para abrirmos nossos olhos e sairmos da inércia. Uma coisa é certa: a natureza nunca esteve no ostracismo. Fiquemos mais espertos!
 Pezão inaugura projeto do Rio Rural para minimizar danos da seca.
 
Júlia Maria de Assis
Fotos: Genilson Pessanha
Folha da Manhã
 
 
A estiagem que castiga o solo danifica as lavouras, sacrifica o gado e seca canais que serviam, há até pouco tempo, também para a pesca, já causou ao Estado do Rio um prejuízo de R$ 100 milhões, afetando 13 mil agricultores, especialmente no Norte e Noroeste Fluminense. Sem previsão de chuvas, inclusive para fevereiro, o governo estadual recorreu ao Banco Mundial e conseguiu R$ 30 milhões para ajudar a minimizar a situação crítica da atividade agropecuária. A esse valor juntou mais R$ 23 milhões e criou um plano emergencial para enfrentamento dos efeitos da estiagem, um conjunto de práticas ambientais, produtivas e de infraestrutura para mitigação, adaptação e prevenção através do programa Rio Rural, ligado à secretaria municipal de Agricultura. Ontem de manhã, o programa foi lançado oficialmente pelo governador Luiz Fernando Pezão no assentamento Ponte de Tábua, a quatro quilômetos de It alva, no Noroeste Fluminense. Ao lado do secretário de Agricultura, Christino Áureo, e do diretor do Banco Mundial, o alemão Gregor Wolf, Pezão inaugurou um poço artesiano e festejou a água que vai alimentar o gado e irrigar as lavouras.

Sob forte calor, centenas de políticos e técnicos da Emater, Pesagro e Rio Rural acompanharam a chegada do maquinário e as informações sobre como os produtores serão ajudados emergencialmente a partir de agora. “Quando estive aqui de outra vez, não consegui pousar o helicóptero, porque a enchente do verão tinha alagado tudo. Hoje o cenário é outro. Mas vamos vencer o desafio”, afirmou Pezão, prestigiado por prefeitos da região.

Nesta quarta-feira (28) Pezão vai a Brasília pedir apoio à presidente Dilma Rousseff. Com ele estará o governador mineiro Fernando Pimentel.

Mais de duas mil cabeças de gado morreram

A seca na região dura um ano, se considerar que o verão de 2014 foi de pouca chuva. O efeito foi devastador na já esperada estiagem de inverno, porque sem reversa de água no lençol freático o problema agravou. As chuvas de verão de 2015, que representariam um alívio ao setor, não vieram. E a previsão é de que fevereiro mantenha o quadro de seca. O resultado até agora é que duas mil mais das mais de dois milhões de cabeça de gado morreram de fome e sede. Os canais secaram e o pasto também. Nem a cana, normalmente mais resistente à estiagem, está servindo para alimentar o gado, que está magro. O gado de corte caiu de preço e a produção de leite reduziu mais de 25%. Nas lavouras, as perdas, só nos hortigranjeiros, passam dos 5%.

Produtores reclamam que a ajuda chegou tarde, mas estão confiantes.

“É a maior estiagem que já enfrentamos”

Em Italva o governador Pezão anunciou que está em contato com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal para conseguir a prorrogação dos prazos de quitação dos financiamentos feitos pelos produtores. “É um caso compreensível. Essa é a maior estiagem que já enfrentamos. Temos que unir esforços. Temos esses R$ 53 milhões e todo um planejamento técnico para atuar no campo, mas precisamos também procurar colaborar para que os produtores não tenham ainda mais prejuízos”, disse o governador.

O programa emergencial vai criar estruturas e captação, armazenamento e distribuição de água, garantir alimentação durante a seca, recuperar pastagens degradadas e restabelecer o equilíbrio por meio de manejo agro ecológico.
 Plano emergencial para enfrentar a seca
 
 
O governador Luiz Fernando Pezão estará nesta segunda-feira, às 11h, em Italva, para o lançamento do Rio Rural Emergencial. O programa vai disponibilizar R$ 30 milhões para auxiliar agricultores familiares e pequenos produtores rurais a enfrentarem os efeitos da estiagem nas regiões Norte e Noroeste. Nesta entrevista exclusiva à Folha da Manhã, o governador Pezão adianta como será feita a aplicação dos recursos e detalha o andamento de outras obras que o Governo do Estado está realizando na região.

Folha da Manhã — A estiagem está castigando o estado do Rio, sobretudo as regiões Norte e Noroeste. O Governo do Estado tem uma estimativa deste impacto na produção rural?

Luiz Fernando Pezão — Entre agosto e novembro do ano passado, registramos uma perda de cerca de 5% da produção de hortaliças, 20% da produção de leite, 15% da safra de cana-de-açúcar, além de duas mil cabeças de gado. Estamos atravessando um período de seca duradouro. Em novembro, esperávamos 180 milímetros de chuvas e tivemos apenas 5 milímetros. Por isso, esta ação emergencial tornou-se fundamental para a sobrevivência do homem do campo. O Rio Rural Emergencial vai beneficiar todos os municípios das regiões Norte e Noroeste, além de Trajano de Moraes, Cantagalo e São Sebastião do Alto, três cidades da Região Serrana que também estão sofrendo muito com a seca.

Folha — O senhor poderia detalhar como serão usados estes recursos?

Pezão — Ao todo, são R$ 30 milhões destinados a pequenos produtores rurais. São recursos do Banco Mundial, através do programa Rio Rural. Nossa estimativa é beneficiar cerca de 13 mil agricultores ao longo de 2015. Estes produtores já integram o Rio Rural e agora terão acesso a esta verba, que deve ser empregada apenas em ações emergenciais de combate à seca. Fizemos o Rio Rural Emergencial após a tragédia na Região Serrana, e a iniciativa ajudou muito os agricultores a recomporem suas condições de produção.

Folha — De quanto será o aporte para cada produtor?

Pezão — Vamos disponibilizar até R$ 10 mil para ações individuais. Estão nesta categoria, por exemplo, agricultores familiares que queiram instalar cisternas para captação de água de chuva ou sistemas de irrigação de lavouras. Em outra frente, o programa oferece incentivo a ações para grupos de produtores rurais. Neste caso, o valor chega a R$ 15 mil por beneficiário, para iniciativas como aberturas de poços artesianos, que podem ajudar núcleos formados por vários agricultores.

Folha — Estes valores são suficientes, diante de tantas perdas que os agricultores tiveram com a estiagem?

Pezão — É importante esclarecer que não estamos dando uma espécie de seguro, nem medida compensatória pelas perdas que o setor está tendo com a estiagem. O Rio Rural Emergencial é um plano de contingência para os produtores enfrentarem os efeitos da seca. E algumas ações vão ter retorno imediato, como, por exemplo, abertura de poços artesianos e o fornecimento de suplementos alimentares para os animais. Quero lembrar que o programa também tem caráter educativo. Para receber os benefícios, os agricultores deverão adotar práticas que promovem a agricultura sustentável. Observamos que famílias que já seguem as práticas ambientais do Rio Rural tiveram menos perdas com a seca.

Folha — Outra boa notícia para os produtores é a nova lei que incentiva a implantação de antenas telefônicas na área rural, levando sinal onde ainda não tem. Como funciona este incentivo?

Pezão — Sancionei esta lei na última quarta-feira, dia 21. A ideia é atrair as empresas do setor para tornar realidade a universalização da telefonia celular e da internet 4G para todo o estado. Vamos oferecer, como contrapartida, a redução do ICMS para as operadoras que investirem na área rural. Atualmente, segundo as regras da Anatel, as operadoras que oferecem serviços de internet 4G na Região Metropolitana são obrigadas a levar apenas telefonia fixa a um raio de até 30 quilômetros a partir da sede dos municípios. Esperamos que esta nova lei seja um estímulo à ampliação da oferta de serviços telefônicos.

Folha — Em junho do ano passado, o Governo lançou um programa para acabar com outro problema recorrente nas regiões Noroeste e Norte Fluminense: as cheias dos rios Pomba e Muriaé. Qual a previsão de conclusão dessas obras?

Pezão — Estas intervenções vão beneficiar cerca de 200 mil moradores de Italva, Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Cardoso Moreira e Itaperuna. Nossa intenção é concluir as obras dentro de dois anos e meio. Estão previstas duas estruturas de desvio para o controle de cheias e de dois extravasores no Rio Muriaé, que ficam antes das cidades de Laje do Muriaé e Itaperuna. Também faremos obras de desassoreamento, retirada de pedras, drenagem e urbanização ao longo do leito dos dois rios, nos trechos que cortam as cidades. Nos momentos de fortes chuvas, os extravasores vão desviar as águas excedentes do Rio Muriaé para fora dos seus limites urbanos. As águas excedentes são desviadas para um canal e, de lá, retornam para o leito do rio, em trecho após as cidades. Já fizemos um dique em Santo Antonio de Pádua e estamos com obras em andamento em Itaperuna e Cardoso Moreira. Em Laje do Muriaé e Italva, estamos fazendo estudos de impacto ambiental.
 
Fonte: Folha da Manhã


Homem é preso depois de agredir  Mulher em Miracema 

Na noite de ontem (24/01/15), Policiais do Setor "Golf" da 3ª Companhia foram acionados para verificarem ocorrência de agressão contra a mulher na Avenida Carvalho, Bairro Santa Tereza em Miracema. Os PMs então encaminharam as partes  para a 137ª DP, onde após  consulta ao Infoseg, foi constatado que havia Mandado de Prisão em aberto contra o acusado Rômulo Oliveira Pereira, de 27 anos, onde permaneceu na carceragem da DP para ser conduzido para Casa de Custódia em Itaperuna/RJ.

 Policiais Militares: cumprem mandado de prisão em Miracema

 
Na manhã desta segunda-feira (26/01/15) Policiais Militares da 3ª Companhia de Miracema deslocaram-se à Rua Deputado Luiz Fernando Linhares, 341,  Centro de Miracema afim de cumprirem mandado de prisão em desfavor de Luciano Machado Caetano. Ele foi conduzido à 137ª DP e encaminhado à carceragem . A prisão preventiva do acusado está baseada nos artigos 311,312 e 313 do Código do Processo Penal.
 Motocicleta recuperada em Itaocara

Nesta segunda-feira (26/01/14), Policiais Militares do setor India da 2ª Companhia efetuaram patrulhamento pela Rua dos Coroados , Bairro Cidade Nova em Itaocara afim de localizarem o veículo motocicleta marca Honda, modelo Fan  que teria sido furtada. Os policiais  localizaram o veículo e ao lado se encontrava Maycon Barcelos de Faria, de 20 anos, morador de Itaocara. Interrogado, Maycon  veio a confirmar o furto  do veículo e a retirada dos retrovisores e da placa, que segundo ele seria para dificultar na identificação . O acusado foi autuado em flagrante no artigo 155 do CP e será encaminhado para a Casa de Custódia. 


Polícia encontra grande quantidade de cocaína em Aperibé


Uma grande quantidade de cocaína foi apreendida no final da noite desta sexta-feira(23) em Aperibé, no Noroeste Fluminense.
Segundo informações do Serviço Reservado(P2) do 36º Batalhão de Polícia Militar, após um serviço de inteligência e monitoramento com apoio de outras guarnições, os policiais conseguiram encontrar 847 pinos de cocaína que estavam em um terreno baldio ao lado das casas novas na comunidade da Ponte Seca.
Todo o material apreendido foi encaminhado para a 136ª Delegacia Legal de Santo Antônio de Pádua, onde o caso foi registrado. Além do Serviço Reservado, participaram da ação homens do Patrulhamento Tático Móvel(PATAMO) da 1º e 2º Companhia, policiais do RAS, MPTRAN e do Posto de Policiamento Comunitário(PPC) da Ponte Seca.

 fghjhkjlkewrytfyuioWhatsApp SFn
 Paróquia São Sebastião na Globo

Reportagem deve ser exibida na segunda feira no Jornal Nacional na segunda feira

Uma equipe da Inter TV, de Cabo Frio, gravou em Aperibé na sexta feira (23), uma reportagem enfocando a situação da seca na cidade. Reportagem de Rildo Herrera com imagens do cinegrafista Rafael Quintão a matéria inicia na frente da Paróquia São Sebastião, onde mostrou os fieis que se reúnem para as orações pedindo chuvas.
Baseado na tradição popular a reportagem mostra depoimentos de Maria d a Graça Bairral que fala da tradição iniciada já por décadas pela mãe Ruth Meireles Bairral e já com forte apelo aos santos pedindo a intercessão dos santos neste momento. Tradição que foi também apresentada pelo Historiador Regional, Marcelo da Cunha Hungria.
A reportagem mostrou ainda a situação na zona rural onde pecuaristas enfrentam o problema da seca. No local carcaças de animais mortos e o depoimento de Agilsom de Magalhães e terminando com o produtor de quiabo, João Wagner Mello Duarte, que teve toda a produção perdida.

Texto de Ricardo Gomes


 foto: Adilson Psiu
  foto: Adilson Psiu
  foto: Adilson Psiu
  foto: Adilson Psiu
  foto: Adilson Psiu
  foto: Adilson Psiu
  foto: Adilson Psiu
  foto: Adilson Psiu