Prefeitura de Bom Jesus treina mais de 100 técnicos e agentes de Saúde
A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana reuniu na segunda-feira (23/03) 109 técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde para falar do novo sistema de marcação de consultas e exames de média e alta complexidade. Outro tema abordado foi o cadastramento dos usuários no novo banco de dados do SUS (E-SUS).
Segundo a coordenadora de Atenção Básica em Saúde do município, enfermeira Cláudia, os agentes e técnicos são o elo mais importante entre o sistema de saúde e a comunidade:
- Eles são agentes multiplicadores e vão explicar a todos como funciona o sistema descentralizado de marcações. Também vão reforçar a questão do E-SUS, afirmou a coordenadora.
Com a entrada em funcionamento do sistema descentralizado, as Unidades de Saúde da Família (PSF) e as Unidades Básicas de Saúde (USB) passam a ser, efetivamente, a porta de entrada da assistência em Saúde do município. Segunda a enfermeira, o sistema está sendo otimizado em vários setores:
- A partir de abril, todas as unidades dos bairros e as de Carabuçu e Serrinha terão um pediatra atendendo uma vez por semana. Os moradores dessas áreas não precisarão mais vir ao P.A., informou.
Outro ponto importante é o recadastramento. Segundo dados da equipe técnica da Secretaria de Saúde, mais de 71 mil pessoas estão cadastradas no sistema em Bom Jesus (o município tem 35. 659 habitantes). Com o procedimento, os usuários que moram nas Cidades vizinhas terão que se inscrever no sistema de saúde de cada uma delas.
- Isso só vai melhorar o atendimento aos nossos moradores, pois o todo tipo de recurso será aplicado para atendê-los. Nossa gestão se preocupa com a Saúde da comunidade, concluiu Cláudia.
fonte: Ricardo Gomes
0 comentários:
Postar um comentário