, , Sem Comentários

Febre maculosa confirmada em Campos

 Dr Luiz José de Souza confirmou caso de febre maculosa em Campos

Após exames realizados na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, foi confirmado o primeiro caso de febre maculosa na cidade de Campos em 2015. O caso aconteceu no mês passado, quando um morador da Tapera apresentou os sintomas e foi diagnosticado com a doença. O paciente foi tratado e medicado no Centro de Referência da Dengue e, segundo o diretor do Centro, Dr Luiz José de Souza, está curado da doença.

A febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela, que pode ser encontrado em animais de grande porte, como bois e cavalos ou até mesmo em cães, aves domésticas, roedores e, especialmente, na capivara, onde se encontra maior incidência deste tipo de carrapato.

Para combater a doença, o tratamento é feito com antibióticos, uma vez que não há vacina contra a febre maculosa. E o melhor modo de se prevenir é ficar longe destes parasitas.

Segundo Dr Luiz José de Souza, tão logo o paciente apresentou os sintomas, ele recebeu o tratamento adequado. "O quanto antes o tratamento for iniciado maiores são as chances de sucesso. O paciente ficou internado durante 14 dias recebendo antibióticos desde os primeiros dias que apresentou os sintomas e hoje ele está curado. Não há mais a doença dele e os exames estão todos ok", explicou o Dr, lembrando que os sinais da doença são semelhantes aos da dengue, porém o paciente apresenta tipos de hemorragias na pele. "Viemos desde o início que este paciente teve petéquia, que é uma pintinha hemorrágica parecida com uma picada de pulga e então iniciamos o tratamento direcionado", contou

fonte: JORNAL O DIÁRIO  .

0 comentários:

Postar um comentário