, , Sem Comentários
Sindipetro denuncia vazamento de gás em plataforma da Bacia de Campos
 
 
Folha da Manhã
Michelle Gomes
Foto: Petrobras

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro NF) denunciou na última quarta-feira (18) um novo caso de vazamento de gás em plataforma. O vazamento teria ocorrido na terça-feira (17), por volta das 21h, na plataforma PGP-1, no Campo de Garoupa, na Bacia de Campos. Este seria o primeiro após o acidente no FPSO Cidade de São Mateus, em Aracruz, no Espírito Santo, em que seis trabalhadores morreram após uma explosão.

De acordo com o sindicato, o vazamento teria ocorrido durante a partida do turbo compressor TC-B e o alarme de emergência da plataforma teria soado sendo preciso que a brigada de incêndio fosse acionada. Durante o incidente a produção de PGP-1 teria sido parada. Ainda segundo o Sindipetro, não se sabe onde exatamente teria ocorrido o vazamento de gás, sendo retomada a operação da plataforma sem o turbo compressor TC-B. Não houve incêndio ou vítimas.

A reportagem da Folha tentou confirmar o incidente com a Petrobras mas até o fechamento desta edição nenhuma resposta foi recebida.

Nesta quinta-feira (19) foi enterrada a sexta vítima da explosão no navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus. Alexsandro de Sousa Ribeiro, de 40 anos, era supervisor de manutenção do navio. O corpo foi identificado pelas impressões digitais na tarde desta quarta-feira no Departamento Médico Legal (DML) de Vitória. Segundo informações do DML, o corpo estava em estado de decomposição e não pode ser reconhecido pelos familiares.

O acidente

O navio plataforma FPSO Cidade de São Mateus que é operado pela BW Offshore e afretado pela Petrobras, estava a 120 Km da costa do Espírito Santo e operava desde 2009. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, a explosão foi na casa de bombas, no início da tarde de quarta-feira (11). Segundo a ANP, 74 pessoas estavam no navio-plataforma. Seis pessoas morreram e outras dez ficaram feridas. Três pessoas continuam desaparecidas entre eles o técnico de segurança Tiarles Correia dos Santos, de 25 anos. O trabalhador morava na localidade de São Domingos, em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense.

0 comentários:

Postar um comentário