, , Sem Comentários
Comunidade em comunicação
Ricardo Gomes


-A Comunidade dá uma resposta  positiva  diante do Informativo, lendo e também fazendo sugestões. A interação social é um dos objetivos da Equipe do Informativo, e vai muito além da divulgação no 5º Distrito – Funil. Acreditamos que a contribuição para a Evangelização da Comunidade tem sido significante e promissora, uma vez que oferece matérias variadas atendendo ao público em geral.- avalia Luiz Otávio Lessa,


Em Funil, Cambuci a Igreja de São João Batista comemorou dois anos do Informativo mensal O Precursor, um importante meio de divulgação das atividades da comunidade católica e um instrumento de diálogo com a sociedade.  O sonho começou já há um tempo, quando alguns membros da Comunidade idealizavam uma nova forma de evangelização. Foi em uma manhã de domingo e a Equipe da Pastoral da Liturgia se reuniam para decidir sobre o projeto, que foi aprovado.
- Ainda sem saber precisamente como fazer, como arcar com os custos ou quais as matérias que seriam trabalhadas, apenas o nome do Informativo foi escolhido: O Precursor, sugestão Luis Lessa e idealizado a partir das características da Capela que tem como Patrono São João Batista, o Precursor de Jesus Cristo. Após muitas reuniões e principalmente embasados em muita oração, precisamente em Janeiro de 2013 surgia a primeira Edição do sonhado Informativo O Precursor. - destaca Luiz Otávio Lessa.
O projeto e a execução foi uma iniciativa da Equipe de Liturgia  e foi formada por oito pessoas que tendo o compromisso de realizar a edição do informativo, que é um canal de comunicação para todas as pastorais e movimentos da igreja. Completando este mês vinte e quatro edições tem como proposta ser uma maneira de evangelizar, usando a comunicação.
Segundo Luiz Otávio Lessa, o informativo busca a interação social com consulta a comunidade que pode dar sua opinião. Luiz Otávio acredita que a contribuição para a Evangelização da Comunidade tem sido significante e promissora, uma vez que oferece matérias variadas atendendo ao público em geral.
- Creio que a criação do Informativo O Precursor, foi uma iniciativa feliz da Comunidade Católica São João Batista. Ele chegou mansinho, com humildade, com “os pés no chão”, mas comprometido com o espírito de bem servir. Assim, consciente de sua missão, O Precursor caminhou com passos firmes, cresceu, tornou-se adulto. Um projeto que  não ficou estagnado, não se limitou a um simples instrumento para registro de informações corriqueiras, mas progrediu, ampliando sua comunicação, oferecendo aos leitores uma diversidade de temas, levando cultura, conhecimento às pessoas. Hoje, aos dois anos de idade, com um trabalho honesto, zeloso e pela seriedade e importância das suas matérias, conquistou seu espaço, aguçando o interesse dos leitores, que esperam ansiosamente a publicação de cada número., disse o advogado Luiz Martins Lessa.
Para o Diretor de Cultura de Aperibé, Marcelo da Cunha Hungria o informático tem sido um mecanismo de grande importância para o crescimento da comunidade de Funil, Paróquia de São Sebastião de Aperibé.   É um recurso a mais na união e formação de células evangelizadoras que somadas fortalecem a fé e nossa esperança em dias melhores. Valoriza as pessoas, desde as mais simples, apontando nelas seu valor, através da informação que gera a formação de novos elementos dinamizadores.
- A toda a equipe do Informativo “O Precursor”, sempre antenada nos acontecimentos de interesse desta comunidade de Funil – 5º Distrito de Cambuci, RJ – parabéns pelo excelente trabalho. Sempre acreditei que a religião precisa estar ligada aos assuntos do momento, orientando os fiéis em seus atos e ações. Principalmente numa época em que os valores cristãos como o respeito, a solidariedade, a preocupação com o meio ambiente e outros perdem lugar para a muita futilidade apresentada nas redes sociais, precisamos buscar meios de reverter este quadro, informando as pessoas, especialmente a aprender a partir da observação da natureza que nos devolve aquilo que apresentamos de oferta a ela. Estamos recebendo uma seca prolongada... É tempo de mudança!. – pontua Hungria.


0 comentários:

Postar um comentário