O vereador e presidente da Câmara Municipal de Aperibé, Jairo Barbosa, conseguiu com os seus pares autorização por unanimidade para convidar o prefeito Flávio Deniz Berriel, "o Dezoito", e ainda convocar a Secretária Municipal de Fiscalização e Arrecadação Tributária, Raquel de Araújo Benites, a comparecerem à Câmara para esclarecimentos sobre a apresentação exorbitante da cobrança do IPTU de 2016 de muitos munícipes.
Segundo o vereador, essa cobrança vem gerando muitas críticas e transtorno para o população do município, que reclamam do aumento exagerado do tributo e que a Câmara tem a certeza que a planilha, os valores apresentados pelo Poder Executivo, em 2015, quando colocados na prática se apresentaram totalmente distorcidos.
Ainda de acordo com Jairo, as reclamações no Legislativo levou a oficiar ao Executivo e ainda ao Tribunal de Contas do Estado. A este, o Vereador Jairo em nome da Câmara Municipal, solicita a presença dos dois técnicos do TCE que em 2015 inspecionaram a Prefeitura, quando verificaram as condições de organização e funcionamento do controle dos impostos imobiliários.
O vereador disse que a matéria é muito complexa, de difícil entendimento para quem não trabalha diariamente com essas matérias e faz-se necessário uma explanação dos dois profissionais do TCE, que são especialistas no assunto, para ajudarem à Câmara Municipal a cobrar com informações precisas sobre esse assunto.Há enormes divergências quanto aos valores que foram apresentados com a realidade de nossos munícipes.
O Vereador também informou que o Prefeito já sinalizou que corrigirá os equívocos que a Prefeitura cometeu quando em 2015 elaborou uma planta genérica de valores de difícil entendimento aos olhos de não especialistas no assunto. O Prefeito disse que já enviou a Secretária e o Procurador da Prefeito ao Rio de Janeiro para fazerem um curso voltado a esse assunto. Espera-se portanto que venham de lá com as condições técnicas para reverterem essa situação, que aflige muitos cidadãos.
Nosso Blog, que conhece a postura do Prefeito, acredita que ele vai conseguir o mais rápido possivel fazer gerar novos boletos de IPTU de acordo com o que o povo pode pagar. Sabe se Aperibé passa por um momento difícil mas observa que há muita gente querendo ajudar a melhorar nossa cidade. E é isso que é preciso fazer.
O Prefeito, ainda informou que esses valores já pagos e que a diferenças serão resolvidas junto à Prefeitura. Ele que é uma pessoa voltada ao diálogo nos dá a garantia que o Poder Executivo vai fazer um cálculo mais simples, sem delongas e sem dificuldades de entendimento.
0 comentários:
Postar um comentário