Beleza cigana em exposição em Aperibé

, , Sem Comentários


Exposição apresenta aspectos da vida e da cultura cigana e pode ser visitada durante o mês de maio na Casa de ultura e Museu de Aperibé.


Natural de Itaocara, Vanderleia Faria reside em Batatal e esta é a terceira exposição em Aperibé onde retrata aspectos da vida e da cultura cigana. Em sua arte constrói e reconstrói o cotidiano com nuances de seu olhar e sua visão de mundo dando um certo ar de mistério aos ciganos, sempre presentes na região.


 A Exposição A beleza cigana reúne 18 telas e segundo o Diretor de Cultura e Presidente do Museu Casa de Cultura de Aperibé Ao promover mais esta exposição, Vanderleia Faria não apenas abrilhanta o Espaço Cultura Maria Bragança como também oportuniza aos visitantes uma visão diferenciada sobre a arte em suas mais diversas nuances. A exposição fica no Espaço Cultural anexo ao Museu de Aperibé, à Praça Francisco Blanc, até o dia 20 de maio. A sua beleza e suavidade ficará registrada para sempre.

- Em nossa região, a presença desse grupo nômade deixou muita saudade. Sua cultura cheia de tradições sempre notada através das festas e casamentos que eram realizados na cidade. Animados por suas músicas e dança ao redor da fogueira, os ciganos espalhavam alegria e sensualidade. E toda essa história foi muito bem retratada pelos suaves toques dos pincéis desta artista de sensibilidade ímpar.- disse Hungria.


Vanderleia relata que a vida nômade a faz refletir sobre a superficialidade da vida. Aluna de Henrique Resende, Vanderleia se inspira na natureza e em sua segunda exposição retratou em  telas o nu artístico. Relata que sua arte foi revelada na Escola de Artes de Henrique Resende onde busca sempre novas inspirações

- Foi na escola de artes de Henrique Resende quetem revelado muitos talentos que iniciei. Henrique em seu ateliê escola faz revelar talentos para artes plásticas, tanto em Itaocara quando nas vizinhanças. Tendo feito cursos na Itália, berço dos mais célebres pintores,ele passa aos seus alunos toda a beleza da arte que ele apreendeu nos meios artísticos europeus. E nele que busco sempre me aperfeiçoar. - ressalta Vanderleia.


- Sou filha única e tenho duas filhas. Moro em Batatal ,6° distrito do município de Itaocara. Um pequeno povoado. Convivo com meus pais . com curso de professora de Educação física. Hoje aposentada. Aproveito meu tempo livre para observar a natureza,as pessoas que me cercam,o mundo afinal. A pintura tem sido minha principal ocupação na qual procuro extravasar os meus sentimentos. – conclui Vanderleia Faria

 Colaboração: Ricardo Gomes

0 comentários:

Postar um comentário