Rio Paraíba do Sul sofre derramamento de lama e rejeitos de mineradora de areia. Várias cidades próximas no curso do rio tiveram o fornecimento de água afetado por causa da sujeira.
Segundo o site G1, "O lançamento de rejeitos aconteceu na manhã desta sexta-feira, quando a mineradora Rolando Comércio de Areia fazia as atividades de extração em uma cava de areia próxima ao rio, em Jacareí (SP). A empresa depositava, irregularmente, os rejeitos da extração na cava de uma outra mineradora, que está com as atividades paralisadas, em processo de renovação de licença.
O lançamento não autorizado elevou o nível de sedimentos na lagoa e causou o rompímento da estrutura, lançando os rejeitos no Paraíba - o manancial abastece cidades de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro."
A água do rio após o derramamento foi levada para análise, mas ainda não há prazo para divulgação dos resultados.
O Rio Paraíba do Sul abastece cidades como Itaocara, Cambuci, São Fidélis e Campos. Aperibé, por outro lado, é abastecido pelo Rio Pomba, que apenas deságua no Paraíba do Sul, e não corre risco da lama afetar o abastecimento na cidade.
Ainda não se sabe, porém, se ou quanto serão afetadas as cidades aqui da Região, onde o curso do rio é fundamental ao abastecimento. Mais informações serão apuradas pela nossa equipe.
0 comentários:
Postar um comentário