CIRCUITO DE AGROTURISMO RELIGIOSO EM BOM JESUS
Uma caravana de autoridades, religiosos e representantes da comunidade percorreu neste sábado (25/04) o Circuito de Agroturismo Religioso na parte alta da zona rural de Bom Jesus do Itabapoana. O evento, que teve o apoio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, marcou a inauguração oficial do circuito.
Mesmo com chuva no início da manhã, cerca de 50 pessoas se reuniram na Praça Governador Portela (centro da cidade) e saíram em caravana para a primeira parada do roteiro: o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, a cerca de 30 quilômetros da sede. Cerca de 80% deste percurso são asfaltados.
Os visitantes foram recebidos pelas irmãs que cuidam do local. Elas mostraram peças de artesanato produzidas ali e falaram da fábrica de paramentos religiosos administrada pela irmandade. Em seguida Dom Fernando Rifan, bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, fez uma breve palestra sobre a importância do homem do campo e abençoou os trabalhos expostos.
O secretário interino de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Sávio Saboia, aproveitou a ocasião para fazer um breve histórico do projeto:
- Este circuito é um sonho antigo pelo qual todos lutaram, mas não poderia deixar de lembrar o vice-prefeito Jarbas Borges. Ele se dedicou dia e noite para que tudo saísse bem e devemos muito da realização a ele, afirmou.
Depois de visitar as instalações do santuário, a caravana seguiu para o sítio São José, local da segunda parada. Lá os visitantes puderam saborear um café da manhã com produtos caseiros como: pão, biscoitos, bolos, broas, banana cozida, suco de graviola e outros. O proprietário Higor Magalhães também montou uma banca onde os participantes puderam adquirir fubá, pó de café, frutas e legumes. Após a bênção de Dom Fernando, Jarbas se dirigiu aos presentes:
- Só tenho a agradecer a todos os presentes e mostrar que este casal tem vocação rural. Higor e sua esposa fizeram faculdade, mas voltaram pra cá, pois acreditam no potencial do campo. Isso é exemplar, explicou.
Depois das despedidas, a comitiva seguiu para a localidade do Cachoeirão. Lá todos foram recebidos pelos alunos da E. M. São Geraldo Magela, que declamaram versos e ofereceram rosas à Prefeita Branca Motta e à secretária de Educação Silvia Elena Linhares.
Depois de nova bênção do bispo, o proprietário Sebastião Gualande agradeceu as presenças e convidou para conhecer os produtos feitos no local. A comitiva foi até um quiosque, montado no meio do lago que fica atrás da residência dos Gualande.
No local estavam expostos doces caseiros, goiabada cascão, queijos, café arábica tipo exportação, mudas de rosas e ovos caipiras, que todos se interessaram em adquirir. Logo depois, Dom Fernando chamou a atenção para a capela de São Geraldo Magela, uma das mais bonitas do município. Lá ele falou do sentimento cristão, da importância das famílias e fez uma oração.
Na última etapa do circuito, a caravana chegou ao pesque-pague das Palmeiras, às margens da RJ 230. As pessoas souberam como o engenheiro agrônomo Messias Borges de Moraes implantou a cultura do cacau em Bom Jesus. O projeto de plantio se estendeu para os municípios de Miracema e São José de Ubá e os produtores já exportam amêndoas de cacau para vários países.
Depois do almoço, os membros da caravana foram convidados a conhecer a fábrica de polpa de frutas que funciona junto ao local. Lá são processados açaí, acerola, cacau, goiaba, graviola, manga, maracujá e pêssego, entre outros. A agroindústria é aprovada pela Vigilância Sanitária e não usa aditivos químicos. No encerramento, a Prefeita Branca falou do circuito:
0 comentários:
Postar um comentário