Foi divulgado na última segunda-feira (21), o resultado das eleições da 14ª edição do Parlamento Juvenil (PJ) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Ao todo, serão 96 estudantes que terão a oportunidade de representar o seu município como deputados na Alerj.
O projeto, que acontece em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC), é coordenado pelo deputado estadual, Danniel Librelon (REP), que nesta edição, acontece com muitas novidades.
De acordo com o gestor, Alessandro Santos, já na próxima semana a equipe do PJ vai percorrer os municípios do estado para iniciar a capacitação presencial dos eleitos e dos respectivos suplentes.
"A relação dos alunos com maior número de votos vai obedecer ao sistema proporcional e será feita com o apoio do setor técnico da Alerj", salientou Santos.
Librelon, o coordenador do Parlamento Juvenil, destacou que o PJ é uma grande oportunidade para os jovens estudantes conhecerem de perto a rotina de um parlamentar.
"Esse é só o início de uma longa trajetória na vida desses jovens. Além disso, vencer uma eleição para representar seu município é uma grande oportunidade. Nosso objetivo é colaborar na formação de cidadãos mais críticos e conscientes", afirmou.
O Programa
A semana parlamentar, momento mais aguardado das edições, vai acontecer entre 26 de novembro e 2 de dezembro. Nela, os alunos conhecem a sede da Alerj e trabalham nas funções políticas da Casa: elegem mesa diretora, participam de comissões temáticas, sugerem e votam no plenário projetos que podem virar leis.
O programa, voltado para alunos do 1º e 2º ano da rede estadual de ensino, ainda oferece passeios por pontos turísticos tradicionais do Rio.
0 comentários:
Postar um comentário