Governo do Rio entrega 15 novas ambulâncias para cidades do Noroeste-Fluminense para reforçar o atendimento do SAMU.

, , Sem Comentários

Entres ás cidades contempladas Aperibé, Itaocara, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, Itaperuna, Miracema, Porciúncula, Natividade entre outras cidades que compõem o Noroeste Fluminense.

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (06) a cerimônia em Itaperuna para a entrega da nova frota de ambulâncias do SAMU para os municípios do Noroeste Fluminense. 

O Secretario de Saúde Dr. Luizinho esteve no evento representando o Governador Claudio Castro que por conta de compromissos não pode está presente no evento. 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) entregou, nesta segunda-feira (06/03/2023), 15 novas ambulâncias a 13 cidades no Noroeste Fluminense para a implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na região. A cerimônia aconteceu no Mercado Produtor de Itaperuna. A ação faz parte do projeto “SAMU 100% RJ”, que irá disponibilizar 249 veículos a todos os 92 municípios, além de repassar integralmente o valor de custeio do serviço por um ano aos municípios que estão implantando o atendimento. Desde janeiro, o projeto já distribuiu 160 ambulâncias para 50 municípios. 

- Sabemos das necessidades da região, que é a mais distante da capital e uma das mais extensas também. Nossa equipe se dedicou para fazer a maior aquisição de ambulâncias com UTI da história do SAMU para dar suporte avançado à vida. Nas 32 cidades que ainda não possuem os veículos, iremos implementar o serviço e dobraremos o valor do custeio. O Governo do Estado vai bancar o valor e queremos ver as ambulâncias circulando, indo até a casa das pessoas e salvando vidas - ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho, que representou o governador Cláudio Castro e o vice-governador Thiago Pampolha, em Itaperuna.

O Deputado Federal Murillo Gouveia também esteve no evento parabenizando o governo do estado do Rio de Janeiro pela iniciativa de levar o serviço de ambulância do SAMU 192 aos 31 municípios que não contavam com o serviço, além disso o Deputado cobrou e entregou um oficio ao secretario de Saúde Dr. Luizinho na presença de todos inclusive do Prefeito de Santo Antônio de Pádua Paulo Roberto Pinheiro (Paulinho da Refrigeração), a reabertura e o funcionamento do IML de Pádua com urgência.

Alex Comunicação, Secretaria de Assistência Social Claudineia Cardoso, Prefeito Paulo Roberto, Vice-prefeito Jadir JR, ao lado da ambulância entregue ao município. 

Uma das demandas levada ao deputado pelos vereadores Eliana Blanc e Oziel Magalhães na ultima semana onde os vereadores estiveram com o Deputado Murillo em Brasilia.  Já o Deputado Estadual Jair Bittencourt também parabenizou o Governador Claudio Castro e o Secretario de Saúde e também Deputado Dr. Luizinho pela iniciativa de suprir está demanda tão necessária para o transportes dos pacientes UTI no deslocamento entre os municípios. O Deputado Jair Bittencourt também lembrou o Secretario Dr Luizinho a reivindicação levada a ele pelo vereador Luis Claudio (Torinho) a reabertura do IML do município de Pádua. convida prefeitos, autoridades e cidadãos para a cerimônia que vai acontecer no Mercado do Produtor. 

Na cerimonia de entrega Dr. Luizinho ressaltou a importância dos municípios contemplados e os investimentos que estão por vim para estes municípios contemplados nesta segunda-feira que foram Itaperuna, Varre-Sai, Porciúncula, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana, Laje do Muriaé, Miracema, São José de Ubá, Italva, Santo Antônio de Pádua, Cambuci, Aperibé e Itaocara. 

Texto e fotos: Marcius Mendes/JSL 

O custeio do SAMU é tripartite, mas desde o ano passado, a SES-RJ dobrou o valor pago, cobrindo a parcela do estado e também a dos municípios. Este ano, para possibilitar a implantação do SAMU onde ainda não há o serviço, a SES-RJ vai pagar 100% do custeio por um ano, até que o município consiga a habilitação e financiamento do Ministério da Saúde. 

Nesta segunda-feira, foram entregues três ambulâncias para Itaperuna, e uma para cada um dos seguintes municípios:  Varre-Sai, Porciúncula, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana, Laje do Muriaé, Miracema, São José de Ubá, Italva, Santo Antônio de Pádua, Cambuci, Aperibé e Itaocara.

A SES-RJ investiu R$ 87,4 milhões na renovação e ampliação da frota do SAMU em todo o estado. Na Região Noroeste, R$ 64,7 milhões foram investidos na construção, reforma, ampliação e aquisição de equipamentos para unidades de saúde em Aperibé, Cardoso Moreira, Miracema, Santo Antônio de Pádua e Varre-Sai. 

Entrega das chaves das ambulâncias aos Prefeitos da região


















Prefeito de Itaperuna Alfredão 

Prefeito de Miracema Clovinho

Prefeito de Aperibé Roninho






Colaboradores 








0 comentários:

Postar um comentário