Um grupo de professores da Escola Municipal Casimiro Moreira da Fonseca, em Aperibé, resolveram fazer uma paralisação a partir desta sexta-feira(09/11) para cobrar suposto atraso de salário. Cerca de mais de 600 alunos ficaram sem aula durante a paralisação.
Nossa equipe foi até à Unidade Escolar para ouvir os professores, e em um bate-papo, uma das professoras contou a nossa equipe o motivo da adesão. Disse a professora, " Hoje o maior motivo é que agente esta preocupado com as altas gratificações. O prefeito alega que não pode pagar os professores, só que nós temos uma verba do Fundeb que é destinada do Governo Federal que começa cair na conta a partir do dia 05 de outubro e essa verba já foi depositada até o dia 20, toda seu montante ela supre necessidade do salário do professor atual, só que por devidos as altas gratificações e cargos remunerado.
Hoje o prefeito alega que não tem como pagar nosso pagamento agora nesse momento, então nós decidimos já! é uma comissão e essa comissão foi montada em 2016 quando o ex-prefeito Dr, Flávio foi exonerado, aí entrou o Dezoito, nós fizemos reunião na época com o ex-prefeito Dezoito onde nós expusemos nossas necessidades, porque Aperibé não tem plano de careira que auxilia o professor, nós não tínhamos conhecimento do plano vigente que esse plano foi aprovado em 2009, então com muitas pesquisa cobramos esse pagamento na época o prefeito Dezoito, em reunião com prefeito e com a secretária de Educação, Adrianiha Mota, ele tinha colocado pra gente que seria pago o reajuste de 2015 e 2016 até então na época que não houve o reajuste de 2016, nós paralisamos por dois dias e retornamos e pagamos esses dois dias. Essa comissão entrou na Justiça no Ministério Público, em Pádua cobrando o reajuste referente de 2016 e o plano de careira até então agente não recebia nada, etc."
Segundo a secretária de Educação, Adriana Mota, não sabe explicar quando será o pagamento dos professores, até por que falta um cumprimento do Fundeb, mas acredita que assim que chegar, será feita a folha de pagamento. Ela disse que acredita que pode ser até terça-feira.
Em Nota, a Prefeitura Municipal de Aperibé informou que não há atraso de salários de nenhuma categoria, visto que os mesmos são pagos após o dia 10 especificamente os professores recebem através dos recursos oriundos do Fundeb que são recebidos no dia 10 de cada meses. Portanto a PMA não vê outra razão para tal atitude que não por motivação Política, já que a adesão ao movimento é mínima.
COLABORADORES
0 comentários:
Postar um comentário