Os municípios regionais receberam plano para conservação e recuperação da Mata Atlântica

, , Sem Comentários
(Foto: Reprodução/ Folha Itaocarense)

Representantes de 14 municípios do Noroeste Fluminense que integram a ação do Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica participaram da entrega dos planos municipais na manhã desta sexta-feira (20) em Itaocara.

   O bioma que predomina na região foi tão explorado que hoje restam pequenos fragmentos. Em Itaocara, por exemplo, não existe qualquer unidade de conservação. Até mesmo em as áreas que configuram como de proteção permanente o desmatamento continua ocorrendo. A Lei branda e o baixo efetivo de fiscais contribuem para a impunidade do crime ambiental. 

   No caso de Itaocara, o plano propõe a criação de uma unidade de conservação na Serra do Cândido, que se estende de Laranjais até Batatal, mesmo local afetado por um grande incêndio que destruiu 850 hectares de mata e pastagem em setembro.


   Nesta sexta, prefeitos, vereadores e secretários do Meio Ambiente receberam os planos municipais. Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, esses planos são ferramentas de planejamento e ações municipais para proteção do Bioma Mata Atlântica, que na maior parte do território do Noroeste Fluminense é formado pela Floresta Estacional Semidecidual por conta das duas estações, a chuvosa e a seca. A solenidade de entrega contou ainda com a presenta do deputado e ex-secretário estadual do Meio Ambiente, André Corrêa.

   Os 14 Planos da Mata Atlântica do Noroeste foram os pioneiros a serem realizados de forma regionalizada. Isso foi possível pela parceria estratégica com o Conselho de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Noroeste – COSEMMA.

   Serão beneficiados os municípios de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São José de Ubá e Varre-Sai.

Fonte: Redação Seylor Ornellas


COLABORADORES


























0 comentários:

Postar um comentário