É normal sentir cãibra na perna? Veja as causas e como prevenir!

, , Sem Comentários


em pessoas que não estão com o condicionamento físico em dia, o ideal é fazer um alongamento leve ou uma massagem no local.

Como evitar as cãibras?

Só quem já foi pego de surpresa pelo aparecimento de cãibras nas pernas sabe o quanto as dores provocadas por elas são desconfortáveis. Se você quer evitar esse problema, saiba que isso é possível a partir da mudança de hábitos, o que inclui desde preparar o seu corpo para se exercitar até acrescentar alimentos específicos à sua dieta.

Confira a seguir as melhores prática para se livrar das cãibras!

Faça alongamentos antes e depois de praticar exercícios físicos

Iniciar a prática de exercícios físicos de forma brusca pode facilitar o aparecimento das cãibras, além de aumentar as chances de lesões musculares. Portanto, antes de se exercitar, é altamente recomendado fazer alongamentos que preparem o seu corpo para os movimentos a serem realizados.

Após o treino, também é indicado fazer alongamentos, pois essa prática contribui para o esfriamento e a recuperação das fibras musculares. Caso você tenha sofrido com cãibras antes de dormir, não deixe de se alongar antes de ir para a cama, o que promove o relaxamento dos músculos e as contrações involuntárias.

Evite atividades físicas após as refeições

Treinar em jejum pode ser prejudicial para o seu organismo, já que vai faltar energia para fazer o seu cronograma de atividades. Porém, é necessário tomar cuidado quanto ao horário em que você se alimenta, já que se exercitar logo após fazer as suas refeições amplia os riscos de cãibras.

Normalmente, recomenda-se aguardar uma hora para fazer atividades físicas depois de consumir uma refeição ou um lanche considerado leve, e de duas a quatro horas para refeições mais pesadas.

Consuma alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio

Os alimentos ricos em potássio, magnésio, cálcio e com vitaminas do complexo B são ótimos aliados para prevenir cãibras, já que contribuem para o bom funcionamento e para a contração dos nossos músculos.

Sendo assim, acrescente em sua alimentação diária alimentos que apresentem esses nutrientes, como banana, abacate, leite, nozes, leguminosas, iogurte natural, amendoim, queijos em geral, semente de linhaça, brócolis, carne bovina, peixes, aveia, cereais integrais, verduras, ovos, entre outros.

Beba 2 litros de água por dia

Como já vimos, a desidratação é uma das principais causas das cãibras. Para manter um volume adequado de água no organismo, é indicado beber cerca de dois litros de água por dia (se não houver contraindicação médica). Caso você vá praticar atividades físicas mais intensas, que provocam o suor e a perda de sais minerais, recomenda-se consumir bebidas isotônicas durante o treino para os repor.

Sentir cãibras nas pernas é comum, principalmente para quem pratica esportes intensos. Com a adoção de hábitos mais saudáveis e atenção especial à sua alimentação, você pode manter o seu organismo hidratado e reduzir as chances de passar por esse desconforto. Porém, aqueles que sentem cãibras com muita frequência devem buscar ajuda médica para obter um diagnóstico e um tratamento mais precisos.

Fonte: Blog Vida Saudável/Hospital Israelense Albert Einstein

Colaboradores 






0 comentários:

Postar um comentário