Parlamento Juvenil Norte Fluminense

, , Sem Comentários
Com a coordenação do deputado Estadual Danniel Librelon (REP), a  14ª edição do Parlamento Juvenil da  Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)  começa na próxima segunda-feira, 27, e vai até o dia 1º. Conhecida como "Semana Parlamentar", o evento vai  reunir 98 alunos da rede pública estadual de ensino que vão vivenciar o dia-a-dia dos deputados estaduais, além de discutir assuntos de interesse da população. 

Jovens das cidades da Região do Norte Fluminense estão entre os eleitos.

O  estudante David Andrew de Campos dos Goytacazes se inscreveu para participar do PJ  motivado por um sonho, ele quer ser juiz , "
o  PJ é o início da jornada a qual almejo. Quero ser juiz, e pretendo utilizar o PJ para viver experiências e principalmente criar networks. Através disso cursar minha faculdade e trilhar uma carreira profissional de sucessso.
Acredito que depois do PJ muitas portas na área profissional se abrirão; faculdades, trabalhos e parcerias", reitera David.
Aílla Mayara da Silva Botelho , representante de
Carapebus , conta que antes de se inscrever, pesquisou sobre o projeto, foi então  que se decidiu , " quando eu vi sobre o que se tratava meu coração queimou de amor pelo projeto, ver a oportunidade de ser ouvida e dar voz a outras pessoas , isso foi o que me motivou a me candidatar" , se emociona a Jovem Parlamentar e  afirma ter encontrado sua aptidão "
Kerollayne Ribeiro Machado, é de Conceição de Macabu explica o quanto é importante o incentivo da escola , e como uma direção visionária,  pode mudar a vida de uma pessoa.
"O incentivo da diretora da minha escola  foi tudo. Hoje vejo que essa é uma oportunidade significativa que pode mudar a minha vida. Uma abertura de portas para o futuro", ressalta.
O minicipio de Sao Joao da Barra  está sendo representando  pelo estudante, João Dias Queiroz e conta "
 Quando a minha escola entrou em contato comigo, me explicou o que era o Parlamento, eu gostei da ideia -de ser um deputado juvenil e principalmente, do que se tratava  o programa. Então  me candidatei a vaga. Contudo, gostei mais ainda de ser um programa que dá voz aos jovens. E, nós jovens, temos o “poder” de transformar a sociedade" , explica João. E  completa , " E Isso tudo está sendo uma conquista muito grande para mim e, estou muito realizado de estar fazendo parte disso", afirma 
Outros municípios representados:
Quissamã, por Camily Azevedo da Silva , Cardoso Moreira , por Matheus Batista de Sousa,  e o estudante  Kaique Santana Goudard Barreto Rangel, de São Fidélilis
O projeto
Criado em 1998, instalado em 2003 e revisado em 2015, o Parlamento Juvenil tem por objetivo possibilitar aos jovens o exercício da atividade política, a cidadania, bem como a compreensão e a vivência do processo legislativo, dando-lhes protagonismo. Antes de chegarem à Alerj eles passam pelo período de eleições e só então tomam posse como Parlamentares.
O Parlamento Juvenil simula os moldes do parlamento convencional, com direito a escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário.
Durante uma semana, os estudantes eleitos passam a ter as mesmas atribuições de um deputado estadual e discutem projetos de lei de sua própria autoria que podem ser aprovados pelos deputados estaduais e se aprovados e sancionados podem virar leis oficiais para toda a população fluminense.
Colaboradores 

Colaboradores 





0 comentários:

Postar um comentário