, , Sem Comentários
A Arte que vem da natureza
Aperibé vai receber no dia 18 a Exposição Arte em Fibras naturais – Tia Eva Gomes.

Ricardo Gomes




Será aberta no Espaço Cultural Maria de Lourdes de Bragança, anexo do Museu e Casa de Cultura de Aperibé nesta quinta feira a Exposição Arte em Fibras naturais – Tia Eva Gomes. A mostra poderá ser visitada durante todo mês de Junho.

Tia Eva Gomes nasceu na cidade de Cachoeira de Macacu, na Serra do Soarinho e cresceu no Parque Ribeira onde começa a confeccionar suas primeiras bonecas em palha de bananeira e o que era uma brincadeira infantil se transformou em arte tornando a artesã que mora em Cabo Frio em expressão nacional, já que a artesã confeccionou uma imagem de São Francisco que foi um dos presentes oferecidos ao Papa Francisco em sua passagem pelo Rio de Janeiro, na Jornada Mundial da Juventude. 

- A minha mãe fazia bonequinha pra mim brincar  e mas  e com os meus 15  anos fazia  pras meninas do bairro brinca  mas comecei a fazer pra vender e  já adulta e casada  fazia bonecas camponesas. – revela a artesã.

Finalmente vem os santos que vão estar na exposição em Aperibé. Entre as imagens São Jorge, São Sebastião, Santa Paulina, e claro São Francisco de Assis. A artesã fala de sua vida e experiência mística onde revela fatos que a impulsionaram a confeccionar as imagens de santos.

- E os santos como já te falei teve uma intervenção um tanto mística Eu vi passo a passo como Eu ia fazer a Nossa Senhora Desatadora de Nós.  Faço qualquer santo todos com nada pensado às vezes tenho a impressão que as palhas tomam vida nas minhas mãos. Sou filha de artesã nata e meu pai passando por situação difícil teve que amputar uma perna e para sair de uma depressão começou fazer artesanato com palha de taboa. Disse Tia Eva.
Sobre o São Francisco presente oferecido ao Papa Francisco Tia Eva disse que foi um convite da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Cabo Frio. Que foi um presente significativo pelo pontífice ser devoto do pobrezinho de Assis e a artesã sentiu honrada pela escolha. 

- As expectativas são muitas para a exposição em Aperibé. Creio que todo artista quer passar parra o publico o melhor da sua arte, mas nada que me tire o sono kk por que confesso que faço com tanto amor. Não da pra ter outra expectativa a não ser o desejo de estar com pessoas que admiram arte. Finaliza a artista.





0 comentários:

Postar um comentário