em pessoas que não estão com o condicionamento físico em dia, o ideal é fazer um alongamento leve ou uma massagem no local.

Como evitar as cãibras?

Só quem já foi pego de surpresa pelo aparecimento de cãibras nas pernas sabe o quanto as dores provocadas por elas são desconfortáveis. Se você quer evitar esse problema, saiba que isso é possível a partir da mudança de hábitos, o que inclui desde preparar o seu corpo para se exercitar até acrescentar alimentos específicos à sua dieta.

Confira a seguir as melhores prática para se livrar das cãibras!

Faça alongamentos antes e depois de praticar exercícios físicos

Iniciar a prática de exercícios físicos de forma brusca pode facilitar o aparecimento das cãibras, além de aumentar as chances de lesões musculares. Portanto, antes de se exercitar, é altamente recomendado fazer alongamentos que preparem o seu corpo para os movimentos a serem realizados.

Após o treino, também é indicado fazer alongamentos, pois essa prática contribui para o esfriamento e a recuperação das fibras musculares. Caso você tenha sofrido com cãibras antes de dormir, não deixe de se alongar antes de ir para a cama, o que promove o relaxamento dos músculos e as contrações involuntárias.

Evite atividades físicas após as refeições

Treinar em jejum pode ser prejudicial para o seu organismo, já que vai faltar energia para fazer o seu cronograma de atividades. Porém, é necessário tomar cuidado quanto ao horário em que você se alimenta, já que se exercitar logo após fazer as suas refeições amplia os riscos de cãibras.

Normalmente, recomenda-se aguardar uma hora para fazer atividades físicas depois de consumir uma refeição ou um lanche considerado leve, e de duas a quatro horas para refeições mais pesadas.

Consuma alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio

Os alimentos ricos em potássio, magnésio, cálcio e com vitaminas do complexo B são ótimos aliados para prevenir cãibras, já que contribuem para o bom funcionamento e para a contração dos nossos músculos.

Sendo assim, acrescente em sua alimentação diária alimentos que apresentem esses nutrientes, como banana, abacate, leite, nozes, leguminosas, iogurte natural, amendoim, queijos em geral, semente de linhaça, brócolis, carne bovina, peixes, aveia, cereais integrais, verduras, ovos, entre outros.

Beba 2 litros de água por dia

Como já vimos, a desidratação é uma das principais causas das cãibras. Para manter um volume adequado de água no organismo, é indicado beber cerca de dois litros de água por dia (se não houver contraindicação médica). Caso você vá praticar atividades físicas mais intensas, que provocam o suor e a perda de sais minerais, recomenda-se consumir bebidas isotônicas durante o treino para os repor.

Sentir cãibras nas pernas é comum, principalmente para quem pratica esportes intensos. Com a adoção de hábitos mais saudáveis e atenção especial à sua alimentação, você pode manter o seu organismo hidratado e reduzir as chances de passar por esse desconforto. Porém, aqueles que sentem cãibras com muita frequência devem buscar ajuda médica para obter um diagnóstico e um tratamento mais precisos.

Fonte: Blog Vida Saudável/Hospital Israelense Albert Einstein

Colaboradores 






Chegou ao Brasil neste sábado (20) a primeira remessa com cerca de 750 mil doses da vacina contra a dengue que será disponibilizada pelo SUS. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses da vacina fornecidas pela farmacêutica Takeda sem cobrança ao Ministério da Saúde. Uma segunda remessa, com 570 mil doses, tem previsão para ser entregue em fevereiro. Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024 - 5,2 milhões de doses - que, de acordo com a previsão informada pela empresa, serão entregues ao longo do ano, até novembro.

Diante da capacidade limitada de fabricação de doses da vacina, cerca de 3,2 milhões de pessoas devem ser vacinadas em 2024, já que o imunizante precisa de duas soses, com intervalo mínimo de três meses.

A remessa recebida neste sábado irá passar pelo processo de liberação da Alfândega e da Anvisa, em seguida sendo enviada para o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). O Ministério da Saúde solicitou prioridade nestas etapas e a previsão é que todo o desembaraço seja concluído ao longo da próxima semana.

O Ministério da Saúde acordou, em conjunto com Conass e Conasems - órgãos representantes de secretarias de Saúde de estados e municípios - os critérios para a definição dos municípios que irão receber as doses, seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da OMS.

As vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses. O público-alvo, em 2024, serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

A lista dos municípios e a estratégia de vacinação serão informadas pelo Ministério da Saúde nos próximos dias. A previsão é que as primeiras doses sejam aplicadas em fevereiro.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue em dezembro de 2023. A inclusão foi analisada de forma célere pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS), que recomendou pela incorporação.

Ministério da Saúde

Colaboradores 







Um homem saiu ileso após o caminhão que conduzia tombar na RJ-186, em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, na tarde deste sábado, 20 de janeiro.

De acordo com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, o Destacamento 2/21 de Santo Antônio de Pádua foi acionado às 15h38 para atender uma ocorrência de acidente de trânsito próximo a Ibitiguaçu.

No local os militares se depararam com um caminhão tombado na pista e uma vítima com ferimentos leves, a vítima julgou não ser necessário ser encaminhado para uma unidade médica.

#santoantoniodepadua
Fonte: jornalnabocadopovo 

Colaboradores 






Micro-ônibus da ícaro turismo fica totalmente destruído após pegar fogo na estrada funil/ Frecheiras. O veículo estava estacionado aguardando para fazer um transporte de Folia de Reis. O Corpo de bombeiros de itaocara foi acionado para apagar o incêndio, até o momento os militares ainda estão no local. De acordo com informações, só estava no veículo o motorista que saiu há tempo no momento do incendio. Ainda com informações de populares, o veículo iria levar os componentes da folia até monte verde, também distrito de Cambuci, após retornarem, a mesma iria para Igreja Matriz São Sebastião de Aperibé, onde está acontecendo a festa do padroeiro.

Colaboradores 






 Previsão do tempo para hoje em Aperibé, Rio de Janeiro, o céu começará parcialmente nublado, mas ao longo do dia o tempo se tornará encoberto, com ocorrência de pancadas de chuva moderada a forte em todas as regiões da cidade. Os ventos estarão moderados, o que pode intensificar a sensação de frio. Por isso, é importante estar preparado para a possibilidade de chuvas fortes e ventos, especialmente durante a tarde.

É importante estar atento às atualizações da previsão do tempo e tomar as precauções necessárias, como evitar áreas alagadas e manter-se informado sobre possíveis alertas meteorológicos. Se precisar sair, é aconselhável que as pessoas estejam preparadas com guarda-chuvas e agasalhos adequados para enfrentar as condições climáticas adversas.

Além disso, é importante lembrar que em dias chuvosos e com ventos fortes, as condições nas estradas podem se tornar mais perigosas, por isso, é importante que os motoristas redobrem a atenção e diminuam a velocidade, caso necessário.

Vale ressaltar que essas são apenas previsões e que o tempo pode mudar a qualquer momento. Por isso, é sempre bom estar atento às informações atualizadas sobre o clima e se precaver da melhor maneira possível.

Colaboradores 






Um homem ficou levemente ferido após sofrer uma queda de moto na RJ-116, no bairro Fagundes, em Aperibé. O Corpo de Bombeiros de Itaocara foi acionado e a vítima encaminhada para hospital municipal da cidade. De acordo com informações da polícia militar que estava no local. Os PMs informaram que estavam vindo sentido Aperibé quando se depararam com a vítima caída no chão próximo da moto. A unidade de saúde informou que o homem sofreu escoriações no corpo e será liberado após validação médica.

Colaboradores 






A cidade de Aperibé está prestes a viver momentos de pura euforia e animação durante o Carnaval de 2024, que promete ser um dos mais marcantes da história local. Com uma programação repleta de talentos, os foliões podem esperar quatro noites inesquecíveis.

A abertura acontecerá no sábado com a energia contagiante do cantor DK1, no domingo, a Banda Auge, na segunda-feira a presença de Cristiano Dani e Daniel e na terça-feira, Xandão encerra o Carnaval de Aperibé com chave de ouro, proporcionando um espetáculo que ficará na memória de todos.

Com uma diversidade de estilos musicais e artistas renomados, este Carnaval promete superar as expectativas, consolidando-se como um dos melhores que Aperibé já presenciou. A população pode esperar dias de alegria, dança e celebração, fortalecendo ainda mais a tradição carnavalesca desta acolhedora cidade. Prepare-se para viver momentos únicos e intensos durante essa festa que ficará marcada na história de Aperibé.

@mip_itaocara @jnnabocadopovo @sfnoticias @folhaitaocarense @aperibeurgente @turismolazeraperibe
@blogadilsonpsiu
Colaboradores 






A Prefeitura de Cambuci teve as contas, relativas ao ano de 2022, aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). 

Essa aprovação demonstra a seriedade, o equilíbrio, a transparência e o compromisso do município na execução das receitas municipais.

Prefeitura de Cambuci - Trabalho Sério, Município Melhor

#reponsabilidade #prefeituradecambuci #municípiomelhor

Colaboradores